Tradições, Lendas e Curiosidades

Existem muitas manifestações populares e culturais no concelho, sendo de destacar a romaria de Nossa Senhora dos Prazeres, na segunda-feira de Pascoela, em que se realizam duas festividades religiosas de tradição muito antiga - a Procissão das Velas, à noite, e a Procissão das Rosas, durante o dia. A imagem venerada no santuário permanece, por altura das festas, durante oito dias na igreja da vila de Grândola. No último domingo de Maio realiza-se, há 13 anos consecutivos, uma romaria.
Em Outubro, são realizados jogos tradicionais, o festival de folclore e uma mostra de gastronomia; em Junho, a Feira da Criança. A Feira de Agosto tem lugar no último fim-de-semana de Agosto. A festa de Nossa Senhora do Rosário e a festa da Fonte dos Olhos também se realizam em Agosto.
No artesanato, destacam-se os trabalhos de cerâmica decorativa, os trabalhos em cortiça e madeira, as mantas de lã e de retalhos, os trabalhos em ferro forjado, os cachimbos decorativos e os trabalhos em couro e pele.
Existem algumas lendas como a Lenda da Represa Romana e a Lenda do Outeiro de Ouro. No que se refere a esta última, diz-se que naquele local está enterrado um tacho cheio de ouro e que, embora tenha as asas de fora, quanto mais se cava para o procurar, mais ele se enterra.