Aspetos Geográficos

O concelho de Grândola, do distrito de Setúbal, localiza-se no Alentejo (NUT II), no Alentejo Litoral (NUT III). Ocupa uma área de 817,7 km2 e abrange cinco freguesias: Azinheira Barros e São Mamede do Sádão, Grândola, Melides, Santa Margarida da Serra e Carvalhal.
Este concelho apresentava, em 2005, um total de 14 543 habitantes.
O natural ou habitante de Grândola denomina-se grandolense.
O concelho encontra-se limitado a norte pelo concelho de Alcácer do Sal, a sul por Santiago do Cacém, a oeste pelo Oceano Atlântico e a este por Ferreira do Alentejo, no distrito de Beja.
Possui um clima mediterrânico, com um período seco de cerca de 80 a 100 dias, durante o Verão, em que a temperatura média varia entre os 23 °C e os 29 °C. No Inverno, as temperaturas são amenas. Notam-se algumas diferenças climáticas entre o litoral e o interior do concelho.
Como recursos hídricos, referem-se o rio Sado, a ribeira de Grândola, a ribeira de Freixeira, a lagoa de Melides e toda uma área de costa com excelentes praias.
A sua morfologia é bastante plana, destacando-se somente a serra de Grândola, que se estende para sul na extensão de 20 km e atinge a altitude máxima no cume da Atalaia, com 325 m, a da Penha (249 m) e a do Outeiro dos Píncaros (309 m).
Estas terras ficam na Reserva Natural do Estuário do Sado, possuindo uma grande riqueza de vida animal e atividades económicas tradicionais, tais como: pesca, atividade salineira, resinosa e corticeira. Esta reserva natural abrange uma grande área de zona húmida que inclui o rio, zonas de lodo e sapais.